Vacuômetro tipo alto vácuo
Saiba mais sobre Vacuômetro tipo alto vácuo
Diferentemente do vácuo mais comum e de conhecimento mais disseminado entre os técnicos, o alto vácuo faz indicações em pressão absoluta e é mais utilizado nas faixas entre 10 e 0,001 mbar. Em valores dos vacuômetros convencionais, isso representa valores próximos a um vácuo de -0,990 e -0,999 bar, respectivamente.
Basicamente, o limite extremo da faixa de um vacuômetro comum é o começo da faixa mais utilizada dos vacuômetros de alto vácuo.
Medidores de alto vácuo são muito comuns na indústria, principalmente no processo de remoção de partículas de oxigênio e hidrogênio em compostos ou peças. O controle do vácuo é muito importante, principalmente em processos de impregnação de peças, pois para isto é necessário atingir valores de ordem 1x10-4 kPa (0,001 mbar), onde o ar se torna tão rarefeito que a concentração de oxigênio é mínima, condição ideal para liberação de solventes e vernizes, produtos inflamáveis que na presença do oxigênio em altas temperaturas podem entrar em combustão.
O chamado "alto vácuo" trata-se da medição positiva de vácuo à partir da pressão atmosférica, onde o ponto inicial da faixa é diferente dependendo da altitude, por exemplo, no nível do mar equivale à 1 atm = 101,325 kPa e quanto mais elevada a altitude, menor é a pressão exercida pela atmosfera.
Existem 3 tipos principais de medidores de alto vácuo:
- Vacuômetro Pirani (por filamento de tungstênio) - Tecnologia que permite realizar a medição por taxa de perda de calor, onde a resistência do filamento varia de acordo com a temperatura que está diretamente relacionada à pressão submetida. Range de aplicação: pressão atmosférica até 1x10-4 kPa, apresentando melhores respostas quando a pressão tende ao atmosférico;
- Célula capacitiva - Composta por um diafragma que se movimenta de acordo com o vácuo aplicado, alterando a capacitância entre duas placas metálicas isoladas. Capaz de detectar com precisão os menores valores, aplica-se desde a pressão atmosférica até 1x10-6 kPa, pode ser utilizado como equipamento de laboratório devido à boa repetitividade e confiabilidade nos resultados;
- Medidor de vácuo piezoelétrico - Utilizando um Strain Gage é possível determinar o vácuo aplicado, medindo a alteração da resistência elétrica que ocorre através da variação do comprimento do condutor proporcional à pressão.
O CTM é um dos apenas dois laboratórios do Brasil que fazem esse tipo de calibração acreditada (RBC).
O escopo do CTM acreditado na área de pressão pode ser consultado diretamente no site do Inmetro.