TTR E PONTE PARA MEDIR RELAÇÃO DE TRANSFORMADORES
Saiba mais sobre TTR E PONTE PARA MEDIR RELAÇÃO DE TRANSFORMADORES
Pontes para medir relação de transformadores são um dos principais equipamentos de medição utilizado na garantia da qualidade por fabricantes de transformadores. A ponte mais conhecida e de melhor exatidão no mercado é a ponte modelo 2767, da Tettex, mas existem pontes da Conimed e da Multi-amp que servem ao propósito.
Há de se ter conhecimento entre a diferença entre essas pontes e os equipamentos chamados de TTR ou DTR - Medidor de relação de espiras de transformador, que são equipamentos menos precisos, mais adequados à checagem da relação dos transformadores. Os TTR's mais comuns no mercado são da marca AEMC, Tettex, Instronic e da Electric Test Serta.
O CTM faz calibrações em transformadores de corrente até 2000 A e transformadores de potencial até 40 kV. A calibração é feita por comparação a um transformador padrão utilizando-se uma ponte para medir a diferença entre o padrão e o instrumento em calibração.
Somos a empresa nacional com maior vivência na área de transformadores, tendo nascido em 1992 do laboratório interno de calibração da ABB Guarulhos e calibrando os padrões de referência da maioria dos fabricantes nacionais de transformadores.
Se um dia você comprar um transformador de corrente ou transformador de potencial e este vier com um certificado de calibração do fabricante, há grandes chances de ver que o padrão utilizado na calibração foi calibrado por nós.
Esta é uma enorme responsabilidade e também uma honra que temos em garantir a qualidade desses equipamentos tão importantes para a indústria e sociedade.
As vezes pode passar desapercebido, mas em cada esquina há um poste com um transformador, e em cada grande indústria há uma subestação com transformadores e instrumentos de medição o qual estão rastreáveis aos padrões nacionais.
As pontes para medir relação de transformadores de potencial (TP) basicamente medem dois canais de tensão AC entre 30 e 300 V. A ponte compara os sinais em cada um dos canais e faz a indicação da relação da tensão e ângulo de fase entre os canais.
As pontes para medir relação de transformadores de corrente (TC) basicamente medem dois canais de corrente AC entre 0,01 e 7,5 A. A ponte compara os sinais em cada um dos canais e faz a indicação da relação da corrente e ângulo de fase entre os canais.
Os equipamentos tipo TTR basicamente aplicam um valor em tensão no primário dos transformadores, leem o retorno no secundário e fazem o cálculo da relação do transformador. São equipamentos que não necessitam de um transformador de referência, pois fazem a medição através de outro princípio.
É aconselhável que os TTR's sejam calibrados em intervalos de 12 meses, enquanto as pontes sejam calibradas em intervalos de 24 meses.
Os certificados de calibração são rastreáveis à RBC, conforme a NBR ISO 17025:2017.