Termovisor
Saiba mais sobre Termovisor
Para lhes introduzir no mundo da medição de temperatura por radiação, segue um trecho do trabalho de conclusão de curso de engenharia do nosso gerente técnico do laboratório de temperatura e umidade, André Teruya.
"Termômetros infravermelhos fazem medições da temperatura sem que haja necessidade de ter contato com o objeto. Isso é possível pois todos os corpos em temperaturas acima do zero absoluto (0 kelvin ou -273 °C) emitem energia eletromagnética, a qual se propaga no espaço à velocidade da luz. Essa energia eletromagnética é medida pelo termômetro, que faz indicações em temperatura. Os termômetros infravermelhos e termovisores consistem de um sistema ótico e um detector. A transmissão pelos elementos óticos depende do comprimento de onda. Em qualquer comprimento de onda a quantidade de energia radiada pelo alvo é igual a quantidade absorvida pelo sistema óptico e à resposta do detector nesse comprimento de onda.
Os termômetros infravermelhos ou termovisores fazem medições da radiação eletromagnética dos corpos. O termômetro infravermelho faz medições da temperatura sem que haja necessidade de ter contato com o objeto. Ele mede a radiação térmica do espectro eletromagnético, que normalmente possui banda de 8 à 14 µm.
À medida que a temperatura aumenta, a largura da onda fica mais curta. O olho humano consegue enxergar ondas de largura 0,3 e 0,7 µm.
A maioria das pessoas associa a radiação térmica apenas a objetos quentes pois o olho humano não consegue detectar a radiação de corpos com temperatura inferior a 500 °C, entretanto, todo corpo em temperatura acima do zero absoluto (0 K ou -273 °C) emite energia eletromagnética, a qual se propaga no espaço à velocidade da luz. Mas, o que garante que todos os termômetros fazem essas medições de forma correta? Calibração.
Com base no princípio de emissão eletromagnética visto até agora, são construídos os termômetros infravermelhos, termovisores e câmeras termográficas.
Os termômetros infravermelhos são muito utilizados no mundo inteiro devido à sua praticidade devido à medição instantânea, sem a necessidade do contato com o material ao qual é medida a temperatura. Dentre diversas utilizações, as mais comuns são no ramo alimentício, farmacêutico, industrial e eletrônico (em placas ou painéis elétricos).
A calibração é o método utilizado para garantir a qualidade e confiança das medições dos equipamentos. Ela consiste em uma comparação de indicações de um equipamento ou sistema padrão rastreável às grandezas do S.I (sistema internacional de unidades) e o equipamento sob calibração. Além disso, calibrações com certificados de calibração rastreáveis são solicitados em normas da garantia da qualidade, como a NBR ISO 9001 e pela Anvisa.
O forno de temperatura padrão deve possuir alvo de corpo negro suficientemente grande e com temperatura homogênea."
O CTM realiza a calibração de termovisores e termômetros infravermelhos (pirômetros ópticos ou termômetro à laser). Emitimos certificados de calibração com o selo RBC/Inmetro, ou seja, de acordo com a norma NBR ISO/IEC 17025. Verifique sempre se o laboratório possui certificações que comprovem sua competência.