Termômetro Digital

Saiba mais sobre Termômetro Digital

Termômetros digitais são os instrumentos mais utilizados para a medição de temperatura. O preço do termômetro pode variar de R$20 até R$20.000, dependendo da exatidão e aplicação do instrumento.

Os termômetros digitais mais simples são os termômetros digitais tipo espeto e os termômetros digitais de temperatura ambiente. Alguns termômetros de temperatura ambiente possuem dois sensores, um interno e outro sensor externo. Esse modelo de termômetro é muito utilizado para monitorar a temperatura de freezers e geladeiras.

Já os termômetros tipo espeto são muito utilizados na indústria alimentícia, que normalmente não requerem tanta exatidão, como 1 ou 2 °C.

No termopar, a extremidade conectada, colocada na temperatura que se deseja medir, é a denominada junção quente (ou junta de medição), enquanto que a extremidade colocada em uma temperatura de referência (usualmente 0°C para laboratórios de calibração, e temperatura ambiente para a indústria), é a junção fria. Assim, a força eletromotriz fem do termopar pode ser obtida a partir do conhecimento da propriedade termoelétrica dos dois metais conectados e da temperatura da junção quente.

Os termômetros digitais possuem seus sensores de temperatura do tipo NTC, PT100 ou termopar. Os que possuem sensores tipo NTC são adequados para temperaturas entre -20 e 50 °C, enquanto sensores termorresistivos tipo PT100 são muito utilizados entre -40 e 400 °C (apesar de alguns modelos serem fabricados para trabalhar de -200 até 660 °C). Já os termômetros digitais com sensores tipo termopar variam bastante quanto a sua faixa de utilização devido ao tipo de termopar em que é utilizado em sua construção. Por exemplo, termômetros digitais com sensores tipo J são adequados até 600 °C, enquanto termopares tipo K podem operar até 1200 °C e termopares tipo R alcança a faixa de até 1700 °C. Contudo, tenha cuidado quanto a escolha do seu termômetro, pois não é aconselhável utilizá-lo em uma temperatura de trabalho próxima ao limite do termômetro. Por exemplo, se um termômetro será utilizado para medir diariamente uma temperatura próxima à 1100 °C, é aconselhável optar por um termopar tipo R e não por um termopar tipo K, pois a vida útil dos termopares está relacionada a sua utilização e a temperatura de utilização.

O laboratório de calibração de temperatura do CTM faz calibrações acreditadas, com emissão de certificado com selo RBC, para todos os tipos de termômetros digitais, em faixas entre -80 e 1100 °C.

Inclusive, para a faixa entre -80 e 660 °C o CTM possui capacidade de medição e calibração adequada a calibração de termômetros padrões, devido a alta exatidão dos padrões e baixa incerteza de medição.

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial CTM www.calibracao.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×