Osciloscópio
Osciloscópio
Osciloscópio é um equipamento eletrônico que realiza medições de tensão em função do tempo.
O eixo vertical, Y, representa a amplitude de tensão e o eixo horizontal, X, representa a amplitude do tempo.
A maioria dos osciloscópios no mercado possuem largura de banda próxima a 100 MHz, contudo, é possível encontrar osciloscópios com largura de banda na faixa de 2 GHz.
A largura de banda dos osciloscópios é um dos fatores de terminantes para se conhecer a qualidade do mesmo, ou capacidade de medição de pulsos de alta frequência.
Os osciloscópios mais comuns na indústria e laboratórios possuem dois canais, onde é possível comparar duas formas de onda diferentes ao mesmo tempo. Há também outros modelos de osciloscópios que possuem até 4 canais. Acima dessa quantidade de canais, o mais comum é que sejam equipamentos mais específicos, muitas vezes fabricados sob demanda.
Os osciloscópios são ótimos para funções didáticas, pois torna possível visualizar as formas de onda e o comportamento de componentes eletrônicos em um circuito. As marcas mais conhecidas são Tektronix, Keysight e Minipa.
Nacionalmente ainda não existe uma norma que trata da calibração de osciloscópios, mas internacionalmente a referência para este assunto é o Euramet cg-7: CALIBRATION OF MEASURING DEVICES FOR ELECTRICAL QUANTITIES CALIBRATION OF OSCILLOSCOPES. A EURAMET é uma aliança colaborativa de organizações metrológicas nacionais dos estados membros da União Europeia e da Associação Europeia de Comércio Livre.
Os osciloscópios digitais são mais fáceis de utilizar, quando comparados aos analógicos. Os osciloscópios digitais possuem uma infinidade de funções que facilitam sua utilização, como a função auto-trigger, que identifica automaticamente a base de tempo e amplitude de tensão adequada ao sinal que está sendo medido.
A calibração RBC de osciloscópios não é muito comum entre os laboratórios de calibração. O CTM realiza esse tipo de calibração in company! A calibração dos osciloscópios deve ser feita conforme utilização pelo cliente, contudo, quando não informado pelos nossos clientes, o mais comum é que a calibração seja feita em todas as faixas da amplitude vertical e horizontal.
No caso da amplitude vertical, a calibração normalmente é feita em tensão alternada com uma frequência de 1 kHz. Alternativamente, pode ser feita também em tensão DC.