Multímetro de Bancada
Saiba mais sobre Multímetro de Bancada
Multímetros de bancada são muito utilizados como instrumentos padrões em laboratórios de calibração, ou quando é necessária uma alta exatidão da grandeza em que será medida.
Multímetros são instrumentos de medição utilizados para medir grandezas elétricas. As faixas mais comuns que os multímetros medem são tensão alternada e tensão contínua até 1000 V, corrente alternada e contínua até 20 A, resistência até 100 Mohm, Frequência até 100 kHz.
Alguns modelos medem ainda as faixas de capacitância, temperatura (termopar ou RTD). O CTM faz calibrações de multímetros de bancada acreditada pela Cgcre (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro), ou seja, com selo RBC. Consulte nosso escopo completo no site do Inmetro.
Sempre que utilizar esse tipo de multímetro, após ligá-lo, aguarde pelo menos 30 minutos antes de fazer uma medição, ou conforme o warm-up time definido pelo fabricante no manual do instrumento.
Esses equipamentos são mais sensíveis que os multímetros 4 1/2 dígitos. Prefira utilizá-los em uma rede de alimentação estabilizada e com um bom aterramento. Isso pode fazer diferença em medições em tensão e corrente alternada.
Os modelos mais antigos desses multímetros fazem medições de corrente somente até 1 ou 2 A, então, para utilizá-los em medições de corrente de valores mais altos, é necessário a utilização de shunts.
Em valores de resistência abaixo de 1 kohm, utilize a função de medição com 4 fios, utilizando 4 cabos do mesmo tamanho e bitola.
Para medir valores menores que 1 ohm, prefira os equipamentos tipo miliomhímetros ou microhmímetros.
Para valores de resistência acima de 10 Mohm, é possível que a isolação dos cabos utilizados interfira nas medidas. Procure utilizar cabos com isolação interna de silicone, além de PVC, e não encoste nos cabos durante a medição. Para medições melhores de valores de alta resistência, prefira a utilização de megôhmetros.
Sempre que utiliza seu multímetro calibrado, confirme se ele está sendo utilizado nas mesmas configurações de tempo de resposta e taxa amostral de medidas em que foi calibrado.
Prefira empresas de calibração com certificação conforme a NBR ISO/IEC 17025:2017 para realizar as calibrações e certificações de seus equipamentos, pois são empresas acreditadas pela Cgcre (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro). Com isso, o certificado de calibração emitido é válido inclusive internacionalmente.