Microhímetro
Saiba mais sobre Microhímetro
Microhmímetro é um equipamento utilizado na medição de baixa resistência. Falaremos em baixa resistência valores menores que 1 ohm, podendo ser considerados valores a partir de 0,1 µohm.
Ao realizar medições em baixa resistência, é importante ter em mente que todo o circuito e conexões influenciam na medição, ou seja, é importante que os cabos utilizados estejam em boas condições e as conexões (chapas, parafusos ou pontas de prova) estejam também em boas condições e com uma boa área de contato.
Os microhmímetros são instrumentos portáteis e os modelos mais comuns no mercado são com indicadores digitais com 4 e 1/2 dígitos. Sua utilização é comum em medições de resistências de contato de disjuntores e chaves, barramentos, bobinas de transformadores e motores.
Para reduzir as influências indesejáveis os microhmímetros são constituídos de dois circuitos internamente: um para a geração de corrente e outro para a medição da queda de potencial (tensão), praticamente independentes entre si.
Circuito que demonstra o princípio de medição de microhmímetros (volt-ampére).
- P1 e P2, são os cabos de potencial (tensão mV);
- C1 e C2, são os cabos de corrente (A);
- RL, Resistência limitadora de corrente;
- I, corrente (normalmente entre 1 e 200 A);
- X resistência baixa desconhecida.
Como a resistência interna do voltímetro é bem maior que X, pode-se dizer que a corrente que passa pelo voltímetro é muito baixa, quase nula, podendo ser desconsiderada, então com certa aproximação é considerado que X=V/I. Para saber mais sobre medições elétricas, é aconselhável que você comece por aqui.
A calibração dos microhmímetros deve ser realizada utilizando resistores padrões com ligação a quatro fios. Os resistores devem ser próprios para a corrente que será aplicada pelo instrumento, podendo esta ser na ordem de até 200 A. A maioria dos micromímetros aplica até 10 ou 100 A, dependendo do modelo.
O CTM faz a calibração acreditada pela Cgcre (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro), ou seja, com selo RBC, em microhmímetros e instrumentos de medição de baixa resistência, como Ponte Kelvin e Ducter, com incertezas que vão desde 0,006% até 0,03%.