Medidores de Energia
Saiba mais sobre Medidores de Energia
Medidor de energia é um equipamento bastante conhecido da sociedade. Toda residência ou indústria possui um medidor de energia que é utilizado com a finalidade de tarifar a energia consumida no local.
Os medidores de energia também são utilizados em usinas hidrelétrica, termoelétricas, nucleares, etc, para ser a referência do faturamento da energia fornecida para a rede.
Os medidores de energia são classificados em classe A, B, C e D, onde a melhor classe de exatidão é a classe D, com exatidão de 0,2 % em cos 1 e 0,3 % em cos 0,5 indutivo e 0,8 capacitivo.
Os medidores classe D são de utilização mais específica, sendo destinados a grandes indústrias e usinas, enquanto medidores classe C e B são destinados a residências e condomínios.
Todos os medidores vendidos nacionalmente devem ser fabricados, homologados e inspecionados conforme as portarias do Inmetro 400:2013 e conforme o regulamento técnico metrológico (RTM) da portaria 587:2012.
Não é muito comum recebermos solicitações para calibrações desses medidores de energia mais simples. Em geral quem faz a checagem desses medidores é a própria distribuidora de energia, enquanto o CTM, por sua vez, faz a calibração dos padrões de energia das principais distribuidoras de energia do país.
Para ensaiar os medidores de energia, os fabricantes de medidores e as vezes até mesmo as próprias distribuidoras de energia, utilizam mesas para calibração de medidores de energia.
Essas mesas são na verdade um sistema automatizado composto por uma fonte de potência trifásica com tensão até 300 V, corrente até 120 A e 50/60 Hz. Claro que esses valores não são os mesmos para todos os modelos, mas são os mais comuns no mercado.
O CTM tem capacidade de fazer calibrações com um padrão cuja exatidão é de 0,01 % (100 ppm). Os medidores residenciais e industriais são de classe 0,2 % ou pior. Com isso, percebe-se que as mesas de calibração possuem exatidão tipicamente 4x melhor. A portaria 587:2012 pede que seja pelo menos 3x melhor.
A calibração de energia é normalmente feita na tensão cujo qual o medidor é destinado a operar, geralmente em 120 ou 240 V e correntes nominais de 15 ou 30 A, estando em uma frequência de 60 Hz.
Alguns laboratórios de ensaio e fabricantes fazem calibrações de medidores de consumo de energia para validarem o consumo de energia de equipamentos fabricados.
Conheça o escopo acreditado do CTM para as calibrações em eletricidade.