FORÇA E ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE
Saiba mais sobre FORÇA E ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE
Uma força pode ser gerada na compressão ou tração de dois corpos, um corpo pode empurrar outro com uma determinada força, ou a força pode ser gerada por um peso em uma determinada gravidade, como quando fazemos a calibração de dinamômetros de maior precisão. Nesse caso, a massa de um corpo é multiplicada pela aceleração da gravidade, gerando assim, uma força. Sendo assim, temos a expressão: F = m.g
F = Força;
m = massa;
g = aceleração da gravidade
Baseado na consideração acima, amassa de um corpo pode ser medida facilmente, pois com auxílio de uma balança você mede o peso do corpo. Mas e a aceleração da gravidade? Como podemos medi-la?
A aceleração da gravidade é a intensidade do campo gravitacional em uma determinada localização. Para efeito de cálculos a aceleração da gravidade adotada é de 9,80665 m/s². Porém esta é a aceleração da gravidade em uma latitude de 45° e ao nível do mar.
Como o nosso planeta não é uma esfera perfeita e a superfície é totalmente irregular, a aceleração da gravidade muda de acordo com a latitude e a altura que você deseja saber a aceleração.
Para calcular a aceleração da gravidade ao nível do mar temos a expressão:
g = 9,780327 x (1 + 5,3204 x 10-3 x sen² O 5,8 x 10-6 x sen²2 x O)
Para calcular a aceleração da gravidade em outras alturas temos a expressão:
g=9,780327 x (1 + 5,3204 x 10-3x sen² O - 5,8 x 10-6 x sen²2 x O ) - 3,086x10-6 x H
g = aceleração da gravidade
O = latitude
H = altura
A latitude e a altura em relação ao nível do mar podem ser encontradas de diversas maneiras, como utilizando um instrumento chamado altímetro (para encontrar a altura), ou podem também ser encontradas em diversos sites pela internet, contudo, o mais confiável é o google earth.
Quer fazer um teste pra ver se você acertou a conta? Quando fazemos calibrações de dinamômetros no laboratório de calibração do CTM, em São Paulo, a aceleração da gravidade adotada para efeitos de cálculos é de 9,786176197 m/s².