Durômetro Shore
Durômetro Shore
A medição de dureza é uma das propriedades mais utilizadas na indústria da borracha. Trata-se de uma importante propriedade relacionada principalmente à aplicação do produto final.
Resumidamente, a medida de dureza é a relação entre a profundidade de penetração e o módulo Young, relação esta, muito importante para o desenvolvimento da teoria das deformações.
O Durômetro Shore, que é um equipamento amplamente utilizado nas medições de dureza em borrachas; polímeros e elastômeros, foi desenvolvido entre 1915 e 1920 pelo fabricante de instrumentos, o metalurgista americano Albert Ferdinand Shore. Este equipamento é uma evolução do antigo escleroscópio, no qual o princípio de medição de queda de peso foi substituído por um sistema de medição de mola.
É um instrumento para medir a dureza de endentação de borrachas, plásticos e materiais que apresentem comportamento similar.
Os tipos mais comuns de durômetros Shore são o Shore A para materiais menos duros e o Shore D para matérias mais duros, porém existem outras escalas de dureza Shore, que foram criadas utilizando 7 formas diferentes de endentadores, 5 tipos diferentes de mola, diferentes extensões do endentador e 2 tipos de especificações dos suportes, são elas: Shore C, D, DO, E, M, O, OO, OOO, OOO-S e R.
O CTM realiza a calibração de Durômetros Shore em todas as suas escalas, além de calibração de durômetro IRHD.