CRITÉRIOS DE ACEITAÇÃO EM CALIBRAÇÃO
Saiba mais sobre CRITÉRIOS DE ACEITAÇÃO EM CALIBRAÇÃO
Como Definir Critérios de Aceitação em Calibração ou Ensaios:
Para definir um Critério de Aceitação em Calibração de um instrumento é necessário identificar primeiramente onde este instrumento será utilizado e qual o maior erro que se pode ter onde o instrumento será utilizado. Por exemplo, se um forno para assar bolo deve operar em 200 °C durante um determinado tempo, deve-se conhecer a temperatura mínima para o bolo não ficar cru, e a temperatura máxima até que o bolo não queime. Vamos supor que essa margem entre a temperatura mínima e máxima seja de ± 10°C, desta forma, tem-se que assegurar que o termômetro utilizado na medição da temperatura do forno tenha um erro consideravelmente menor que esta tolerância de processo. Neste exemplo, o critério de aceitação para o termômetro poderia ser definido entre 1 e 3,3 °C.
Nota: Para considerar a exatidão do instrumento como critério de aceitação, tenha absoluta certeza de que o instrumento é adequado para o processo em que será utilizado, pois o instrumento pode ter sido comprado errado no passado.
Cada instrumento deve ter tabelado o seu Critério de Aceitação em Calibração. Há vários caminhos para definir esse critério, o qual deve ser documentado.
O critério de aceitação exige revisões constantes, uma vez que o processo pode mudar ou tornar-se tão rigoroso que o instrumento tenha que ser substituído;
É preciso ter muito claro o que é o erro do instrumento e o que é a incerteza de medição.
O erro máximo admissível pelo instrumento de medição (critério de aceitação) é definido pelos responsáveis pela garantia da qualidade de acordo com os requisitos da produção, engenharia ou laboratório.
O critério de aceitação pode ser estabelecido através dos:
Limites de erro declarados pelo fabricante do instrumento (exatidão do instrumento);
Valor inferior ao erro máximo permitido no processo;
Através de critério já definido norma ISO.
Comumente é utilizado 1/3 do erro máximo permissível do processo como sendo o critério para a aceitação dos resultados da calibração, entretanto, tal cálculo não é obrigatório.
O sistema de gestão de medição deve assegurar que requisitos metrológicos especificados são satisfeitos.
Requisitos metrológicos especificados são derivados de requisitos para o produto. Estes requisitos são necessários tanto para o equipamento de medição quanto para os processos de medição. Requisitos podem ser expressos como erro máximo permissível, incerteza permissível, faixa, estabilidade, resolução, condições ambientais ou habilidades do operador.