CALIBRAÇÃO E AJUSTE DE BALANÇAS
Saiba mais sobre CALIBRAÇÃO E AJUSTE DE BALANÇAS
Balanças são instrumentos utilizados para pesar massas de corpos ou objetos.
As balanças mais comuns no mercado utilizam sistemas internos de medição compostos por células de carga.
Resumidamente, as células de carga possuem um elemento resistivo (strain gage) que tem seu valor de resistência alterado quando submetido à aplicação de uma força.
O sinal resistivo é lido e convertido para as unidades de grama ou quilograma. Normalmente as balanças de alta capacidade (rodoviárias ou plataformas) são sistemas compostos por várias células de carga (normalmente 4 ou mais) e o sistema de indicação soma os valores gerados por cada célula de carga.
Além dessas, são muito comuns em farmácias de manipulação, indústria farmacêutica e química, as balanças analíticas e semi-analíticas.
Essas balanças de precisão normalmente não funcionam com o princípio de medição por célula de carga, mas sim, por um mecanismo formado por lâminas que se deformam quando submetidas a uma força.
As balanças analíticas são extremamente sensíveis e podem sofrer danos se submetidas à sobrecargas ou pancadas. Quando isso acontece, o CTM deve ser contatado para que seja feita a manutenção de balança por empresa certificada pelo IPEM.
Todas as balanças devem ser calibradas no local onde estão instaladas, pois elas podem sofrer alterações das indicações quando movimentadas ou quando estão sujeitas a vibrações ou fluxo de ar.
O CTM faz calibrações acreditadas pela Cgcre (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro) conforme a norma NBR ISO/IEC 17025:2017 em balanças analíticas, balanças semi-analíticas, balanças contadoras, balanças de plataforma, sistemas de pesagem até 6000 kg.
O setor de manutenções de balanças do CTM é experiente e aplica preço justo e competitivo.
Uma pergunta muito recorrente por pessoas que não tem muita vivência na área da metrologia é como calibrar uma balança ou como ajustar uma balança.
Há alguns fatores importantes a serem considerados.
- -Ter um peso padrão, ou seja, uma massa calibrada com certificado RBC ou certificado pelo IPEM.
- -Ter a certificação do IPEM conforme a portaria 236.
- -Ser um técnico autorizado pelo IPEM a remover o lacre do Inmetro, ajustar e lacrar novamente a balança.
Toda balança que é utilizada em uma das aplicações abaixo, deve ser calibrada e está sujeita à fiscalização pelo IPEM.
- a) determinação da massa para transações comerciais;
- b) determinação da massa para o cálculo de pedágio, tarifa, imposto, prêmio, multa, remuneração, subsídio, taxa ou um tipo similar de pagamento;
- c) determinação da massa para aplicação de uma legislação ou de uma regulamentação, ou para execução de perícias;
- d) Determinação da massa na prática de profissionais da área da saúde no que concerne à pesagem de pacientes por razões de controle, de diagnóstico e de tratamento, bem como na determinação da massa no que concerne à pesagem de pessoas interessadas em obter o seu peso em farmácias.
- e) determinação da massa para a fabricação de medicamentos e cosméticos;
- f) determinação da massa quando da realização de análises químicas, clínicas, médicas, de alimentos, farmacêuticas, toxicológicas, ambientais, e outras em que seja necessário garantir a fidedignidade dos resultados, a justeza nas relações comerciais, a proteção do meio ambiente e a saúde e a segurança do cidadão;
- g) determinação da massa de materiais utilizados em atividades industriais e comerciais cujo resultado possa, direta ou indiretamente, influenciar no preço do produto ou do serviço, ou afetar o meio ambiente ou a incolumidade das pessoas.
Se sua balança não é utilizada para um desses fins, você ainda deve calibrá-la se estiver sujeita ao controle metrológico aplicável pelas normas ISO 9001, NBR 17025, portarias da Anvisa.
Se sua balança não é homologada de acordo com a portaria do IPEM, ou seja, não tem o selo de verificação do Inmetro, e você utiliza para fins não controlados, por exemplo para pesar alimentos em sua casa ou como uma balança de banheiro, você pode consultar o manual do fabricante sobre o método de ajuste.
Provavelmente você ainda precisará de uma massa de referência que será solicitada no momento do ajuste e, é claro, ter algum conhecimento técnico para a interpretação do manual.
O CTM - Centro Tecnológico de Metrologia, espera ter esclarecido suas dúvidas quanto as necessidades de calibração e ajuste de balanças!