CALIBRAÇÃO EM ELETRICIDADE E MAGNETISMO
O CTM - Centro Tecnológico de Metrologia possui um laboratório de Calibração em Eletricidade e Magnetismo com padrões modernos e de alta exatidão. Nossa qualidade é comprovada pela CGCRE (coordenação geral de acreditação do Inmetro), que avalia a qualidade e a competência dos laboratórios de medição segundo a norma NBR ISO IEC 17025 (Requisitos Gerais para a Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração).
Somos uma empresa de calibração de instrumentos que atua com seriedade, ética e profissionalismo. Nossa equipe técnica no laboratório de eletricidade e magnetismo conta com engenheiros, físicos, tecnólogos e técnicos para melhor entrega de resultados.
Calibramos praticamente todos os tipos de equipamentos na área de eletricidade, desde os mais simples, como multímetros, alicate amperímetros, voltímetros e resistores, até equipamentos de maior complexidade, como padrões de energia trifásicos, oscilógrafos, fontes de alta tensão e medidores de descargas parciais.
Temos um dos maiores escopos acreditados no Brasil em Eletricidade. Único Laboratório Acreditado em Medidor de relação de transformação (TTR) para TP e TC;
Atuação na área de alta tensão, inclusive impulso atmosférico até 600 kV;
Calibração de equipamentos padrões, como: Transformadores de corrente até 2000 A, Transformadores de potencial até 50 kV, Multímetros 6 ½, Shunt padrão, Divisores de alta tensão, entre outros;
Maior escopo e com as menores incertezas para as calibrações de padrões de energia e potência, inclusive em ângulo de fase entre tensões (único laboratório acreditado).
Calibração in-locco para a maioria dos equipamentos da área de eletricidade.
Confira nosso escopo Acreditado na área de eletricidade e magnetismo no site do Inmetro.
CALIBRAÇÃO EM TEMPO E FREQUÊNCIA
O CTM - Centro Tecnológico de Metrologia, é uma empresa de calibração com escopo bastante amplo na área de Tempo e Frequência. Trabalhamos com padrões de alto nível, o que garante a confiabilidade em nossas calibrações, com incertezas baixíssimas, podendo alcançar de 0,05 ppm (parte por milhão, equivalente a 0,000005%).
Calibração de Tempo e Frequência é a medição de diversos equipamentos que podem ser geradores entre outros. Calibração de Tempo e Frequência tem a importância de manter a função do equipamento funcionando na mais perfeita sincronia para um melhor resultado de suas funções principais.
Atuamos com seriedade, ética e profissionalismo, oferecendo a calibração de equipamentos de maior complexidade e exatidão, como contadores padrões, geradores de marca de tempo e oscilógrafos, até instrumentos mais simples, como cronômetros e tacômetros.
Nossa equipe técnica no laboratório de Tempo e Frequência conta com engenheiros, físicos, tecnólogos e técnicos para melhor entrega de resultados.
Nos destacamos nesta área, ofertando calibração RBC de Gerador e Medidor de intervalo de tempo de 10 ns até 100 h;
Confira nosso escopo Acreditado na área de tempo e frequência diretamente no site do Inmetro.
CALIBRAÇÃO EM TEMPERATURA E UMIDADE
A Calibração em Temperatura e Umidade é dividida em termometria de contato, termometria de radiação infravermelha, indicadores e simuladores de temperatura, meios térmicos e fornos para calibração, medidores de umidade relativa (medição direta), medidores de umidade relativa por diferencial de temperatura tipo bulbo seco e úmido, medidores de ponto de orvalho.
O CTM - Centro Tecnológico de Metrologia, possui equipamentos de altíssima qualidade (Fluke, Hart, Vaissala, HP) e profissionais altamente capacitados para efetuar medições e Calibração de Temperatura e Umidade nos mais variados instrumentos. Nossa equipe técnica na área de temperatura e umidade conta com engenheiros, tecnólogos e técnicos experientes.
Realizamos a calibração de instrumentos mais simples, como termômetros digitais e termo-higrômetros, e também de instrumentos padrões, como calibradores/simuladores de temperatura, câmaras climáticas e calibrador de temperatura com bloco. Temos capacidade para calibrar uma faixa ampla, desde -45 °C até 1100 °C em instrumentos que medem a temperatura por contato, -50 até 1200 °C para instrumentos que geram a temperatura, e -200 a 1700 °C para temperatura por sinal elétrico.
Confira nosso escopo Acreditado na área de temperatura e umidade no site do Inmetro.
CALIBRAÇÃO EM PRESSÃO
O CTM - Centro Tecnológico de Metrologia é uma empresa de calibração com uma experiência bastante ampla na área de Calibração de Equipamentos de Pressão. Trabalhamos com padrões de alto nível com certificados de calibração com rastreabilidade RBC, o que garante a confiabilidade em nossas calibrações.
O CTM faz calibrações de manômetros, vacuômetros, barômetros, transdutores ou medidores de pressão desde as faixas mais baixas, como 10 mmHg até as faixas mais altas, de até 1000 kgf/cm², o que equivale a aproximadamente 980 bar.
Além disso, o CTM faz calibrações acreditadas pela Cgcre (com o selo RBC) em vacuômetros de alto vácuo, muito usados na indústria de transformadores, capacitores e refrigeração.
O laboratório de pressão do CTM é acreditado pela Cgcre (Coordenação geral de acreditação do Inmetro), possuindo um dos maiores escopos acreditados do país, entre outros serviços destacamos:
- Altímetros com ou sem Conexão de Pressão de 100 até 1300 hPa;
- Barômetros com ou sem Conexão de Pressão de 100 até 1300 hPa;
- Barômetros de coluna de mercúrio ou coluna líquida de 100 até 1300 hPa;
- Manômetros analógicos ou digitais de 0 até 100 MPa;
- Manômetros de pressão absoluta de 1,0 x 10-4 (0,0001 kPa) até 100 Mpa;
- Manômetros de pressão diferencial de 0 até 100 Mpa;
- Transdutores ou transmissores de pressão com saída em unidade elétrica, de 0 até 100 Mpa;
- Transdutores ou transmissores de vácuo com saída em unidade elétrica, até -99,9 kPa;
- Vacuômetros até -99,9 kPa;
- Medidor de alto vácuo tipo Capacitivo de Diafragma de 1,0 x 10-4(0,0001 kPa) até 100 kPa;
- Outros tipos de Medidores de Alto Vácuo de 1,0 x 10-4 (0,0001 kPa) até 100 kPa.
Confira nosso escopo Acreditado na área de pressão no site do Inmetro.
CALIBRAÇÃO EM VOLUME E MASSA ESPECÍFICA
O Laboratório de Volume e Massa Específica do CTM - Centro Tecnológico de Metrologia, possui o reconhecimento da Cgcre (Coordenação geral de acreditação do Inmetro), garantindo a confiabilidade no processo metrológico e a rastreabilidade metrológica das medições. O selo presente no certificado de calibração, evidencia que o laboratório é pertencente à RBC (Rede Brasileira de Calibração) e assim, consequentemente não é necessário ao usuário em um processo de auditoria, evidenciar a rastreabilidade de medição e a eficiência da metodologia utilizada na calibração, pois este processo é verificado pelo INMETRO nas auditorias periódicas.
O CTM - Centro Tecnológico de Metrologia, conta com padrões apropriados e pessoal altamente capacitado para a Calibração na Volume e Massa Específica. Nossa empresa se destaca pela entrega dos serviços diferenciados aos seus clientes.
- Calibração RBC de Densímetros de vidro e Digital, Termo densímetros para GLP;
- Calibração RBC de Butirômetros;
- Calibração RBC de Vaso de Grande Capacidade até 150 L;
- Calibração RBC de Micro volume de 1 a 10.000 µL;
- Calibração RBC de vidraria de laboratório (bureta, pipeta, proveta, etc);
- Entre outros.
Confira nosso escopo Acreditado na área de volume e massa especifica no site do Inmetro.
CALIBRAÇÃO EM FÍSICO-QUIMICA
O CTM - Centro Tecnológico de Metrologia, fornece Calibrações RBC em equipamentos da área Físico Química em instrumentos de medição tais como medidores de pH; simuladores de pH e medidores de condutividade.
Medidor de pH é um equipamento utilizado para medição de pH (alcalinidade ou acidez) de uma determinada solução. O equipamento é composto por um eletrodo e um circuito potenciômetrico.
Calibração de pHmetro consiste na verificação dos parâmetros elétricos através de injeção de sinal e do eletrodo por comparação à material de referência certificado, conforme determinado pelo documento orientativo do Inmetro DOQ-CGCRE-022, documento no qual o CTM se orienta para manter sua acreditação com a CGCRE (Coordenação geral de acreditação do Inmetro) através de auditorias com base na norma ISO/IEC 17025:2017.
A calibração de pHmetro é de grande importância para a qualidade da medição de ph, tem como objetivo aplicar metodologias que possam apoiar a capacidade funcional do instrumento, o que é indispensável para que os processos possam ter a eficácia comprovada. Através da calibração, a empresa terá informações precisas quanto a condição e estrutura do aparelho.
Já o condutivímetro é um equipamento geralmente de laboratório que serve para medições de condutividade de variadas amostras. O condutivímetro combina a possibilidade de medição de condutividade nas unidades Siemens por centímetro (S/cm) ou suas derivadas, por exemplo: Siemens por metro (S/m).
A calibração de medidor de condutividade ou condutivímetro, avalia com exatidão a qualidade e precisão do instrumento, que tem como finalidade medir a condução elétrica de amostras tanto solúveis ou não.
A calibração de medidor de condutividade é certamente determinante para atestar a funcionalidade dos instrumentos, sendo, portanto, uma maneira prática e confiável de obter mais qualidade nos procedimentos de avaliação de qualidade.
O CTM possui vasta experiência na calibração de equipamentos da área físico química.
Confira nosso escopo Acreditado na área de físico-química no site do Inmetro.
CALIBRAÇÃO EM ÓPTICA
O CTM - Centro Tecnológico de Metrologia, conta com padrões apropriados e pessoal altamente capacitado para a Calibração na grandeza Óptica. Nossa empresa se destaca pela entrega dos serviços diferenciados aos seus clientes.
- Realizamos calibração RBC em Luxímetros e Fotômetros desde 20 lux até 4000 lux, o que nos diferencia no mercado.
- Calibração RBC em Medidor de Brilho e Padrão de Brilho nas geometrias de 20º/ 60º / 85º.
- Calibração RBC em Refratômetro de 0 a 91% de Brix;
Confira nosso escopo Acreditado na área de óptica no site do Inmetro.
Abaixo uma interessante explicação sobre iluminância e luxímetros, Calibração Óptica obtida na Apostila de Calibração de Instrumentos da Segurança do Trabalho, do curso oferecido pelo CTM desde 2015.
A luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível. Trata-se, de outro modo, de uma radiação eletromagnética que se situa entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta. As três grandezas físicas básicas da luz são herdadas das grandezas de toda e qualquer onda eletromagnética: intensidade (ou amplitude), frequência e polarização (ângulo de vibração). No caso específico da luz, a intensidade se identifica com o brilho e a frequência com a cor. Deve ser ressaltada também a dualidade onda-partícula, característica da luz como fenômeno físico, em que esta tem propriedades de onda e partículas, sendo válidas ambas as teorias sobre a natureza da luz.
Um raio de luz é a trajetória da luz em determinado espaço, e sua representação indica de onde a luz é criada (fonte) e para onde ela se dirige. O conceito de raio de luz foi introduzido por Alhazen. Propagando-se em meio homogêneo, a luz percorre trajetórias retilíneas. Em meios não-homogêneos a luz pode descrever trajetórias curvas.
Iluminância: Expressa em lux (lx), é o fluxo luminoso que incide sobre uma superfície situada a uma certa distância da fonte. Ela é o limite da razão do fluxo luminoso recebido pela superfície em torno de um ponto considerado, para a área da superfície quando esta tende para zero.
A iluminância de uma fonte luminosa pode ser medida através de uma fotocélula de um luxímetro.
Luxímetros
O luxímetro consiste em um mini amperímetro ligado a uma célula fotoelétrica. Quando a luz incide sobre ela, uma corrente é formada, carregando positivamente o semicondutor da célula, enquanto a parte metálica do sensor fica carregada negativamente, gerando assim uma diferença de corrente. Essa corrente é lida pelo aparelho e convertida para o valor equivalente em lux (unidade de iluminância) nos luxímetros digitais, enquanto nos analógicos, o mesmo é indicado através de uma escala graduada.
O luxímetro é utilizado largamente na indústria pelos profissionais da área de higiene ocupacional e engenharia e visa principalmente o conforto do funcionário, adequando sua atividade (ou função) às exigências estabelecidas por norma ABNT específicas à medição de iluminância.
CALIBRAÇÃO EM VISCOSIDADE
O CTM - Centro Tecnológico de Metrologia, é uma empresa de calibração com amplo escopo na área de viscosidade. Trabalhamos com padrões apropriados e pessoal altamente capacitado para entrega sempre dos melhores resultados. Nossa empresa se destaca pela entrega dos serviços diferenciados aos seus clientes.
Nosso escopo acreditado pela Cgcre (Coordenação geral de acreditação do Inmetro), também conhecido como calibração RBC, abrange a calibração de viscosímetro capilar de vidro não automático na faixa de 0,003 mm2/s2 a 30 mm2/s2, bem como, viscosímetro tipo copo na faixa de 20 s a 100 s, ambos com atendimento nas instalações do CTM ou inloco.
Os viscosímetros tipo mais conhecidos são os Copo Ford e Copo Zahn. Para ambos, somos o único laboratório acreditado do Brasil para a calibração nas instalações do cliente.
Além dos modelos supracitados, o CTM calibra de forma Rastreada, viscosímetros rotacionais também conhecidos como viscosímetro Brookfield.
Consulte-nos para maiores detalhes!
Confira nosso escopo Acreditado na área de viscosidade no site do Inmetro.
A seguir apresentamos breve relato de 2 modelos de viscosímetros muito utilizados na indústria:
Viscosímetro tipo Copo Ford e viscosímetro tipo Copo Zahn
O viscosímetro tipo Copo Ford, assim como o viscosímetro tipo Copo Zahn, é um equipamento desenvolvido para atender indústrias petroquímicas, químicas e fins didáticos caracterizados pela produção e manipulação de fluidos, onde se desejam obter resultados referentes a viscosidade em relação ao tempo de escoamento de uma determinada substância. O viscosímetro Copo Ford e Copo Zahn são capazes de atender os requisitos da normalização, onde consegue estabelecer a viscosidade consequente do tempo de escoamento do fluido newtoniano e juntamente com cálculos técnicos sendo principalmente utilizado para determinação da viscosidade cinemática de tintas, vernizes, resinas e outros líquidos com propriedades estabelecidas pela lei de Newton, de escoamento entre 20s a 100s.
Os viscosímetros tipo copo ford são fabricados conforme norma ASTM D1200 e NBR5849. São utilizados orifícios número 2, 3, 4, 5, 6, 7 ou 8, dependendo da viscosidade a ser medida.
A norma NBR5849 (Tintas - Determinação de viscosidade pelo copo Ford) - Estabelece a determinação da viscosidade cinemática, a 25 °C, de tintas, vernizes, resinas e outros líquidos com propriedades newtonianas, de escoamento entre 20 s a 100 s, utilizando-se copo Ford com orifícios nos 2, 3 e 4.
O critério de aceitação descrito pela NBR5849 para viscosímetros copo ford sugere uma tolerância de 3%. Ainda, a norma diz que é possível utilizar os viscosímetros com erros de 3 a 10% fazendo a correção do erro do instrumento. Para erros acima de 10% é sugerido a troca do orifício.
CALIBRAÇÃO EM FORÇA, TORQUE E DUREZA
O CTM - Centro Tecnológico de Metrologia, é uma empresa de calibração com escopo bastante amplo na área de Força, Torque e Dureza. Trabalhamos com padrões modernos e de alto nível, o que garante a confiabilidade em nossas calibrações.
Nossa qualidade é comprovada pela CGCRE (Coordenação geral de acreditação do INMETRO), que avalia a qualidade e a competência dos laboratórios de medição segundo a norma NBR ISO IEC 17025 (Requisitos Gerais para a Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração).
Calibração de Força, Torque e Dureza trata-se de uma calibração bastante ampla no que se diz respeito a equipamentos e aparelhos. Realizamos calibração de instrumentos como: Torquimetro, Calibrador de Torquimetro, Transdutor de Torque, Instrumento de medição de força de uso geral em tração e compressão, Escalas de máquina de ensaio em tração e compressão, Sistema de medição de travessão móvel de máquina de ensaio, Apertadeiras/Parafusadeiras, Durômetro Rockwell B e C, Durômetro Shore entre outros.
Nossa empresa se destaca pela entrega dos serviços diferenciados aos seus clientes.
Calibração RBC de Torquimetro (Sentido Horário e Anti-Horário) a partir de 0,04 N.m até 2000 N.m;
Calibração RBC de Transdutor de Torque e Calibrador de Torquímetro de 0,4 N.m a 2000 N.m;
Calibração RBC de Instrumento de Medição de força (Compressão e Tração) de 0,01 N a 100 kN;
Calibração RBC de Apertadeira e/ou Parafusadeira de 0,1 N.m a 200 N.m.
Consulte-nos para maiores detalhes!
Confira nosso escopo Acreditado na área de força-torque e dureza no site do Inmetro.
CALIBRAÇÃO EM DIMENSIONAL
A Calibração Acreditada pela Cgcre na grandeza Dimensional, também conhecida como Calibração RBC, por possuir o reconhecimento da Cgcre (organismo de acreditação do INMETRO), garante a confiabilidade no processo metrológico e a rastreabilidade metrológica das medições dimensionais. O selo presente no certificado de calibração, evidencia que o laboratório é pertencente à RBC (Rede Brasileira de Calibração) e assim, consequentemente não é necessário ao usuário em um processo de auditoria, evidenciar a rastreabilidade de medição e a eficiência da metodologia utilizada na calibração, pois este processo é verificado pelo INMETRO nas auditorias periódicas.
O laboratório de calibração do CTM - Centro Tecnológico de Metrologia é acreditado na área dimensional desde 1997.
Fornecemos calibrações acreditadas (RBC) em praticamente todos equipamentos da área dimensional, desde equipamentos mais simples, como paquímetro, micrômetro, trena a laser, relógio comparador e calibrador P/PN, até equipamentos mais complexos/padrões, como bloco padrão, projetor de perfil, desempeno, anel padrão, microscópio e padrões de rugosidade.
A Calibração Rastreada Dimensional, por não ter o reconhecimento do INMETRO através da CGCRE e, portanto, não contém o selo de acreditação no certificado de calibração, se faz necessário comprovar a rastreabilidade da medição, através dos certificados dos padrões utilizados até fechar a cadeia metrológica em um laboratório RBC ou INMETRO ou laboratório reconhecido internacionalmente. Além disso é importante verificar o embasamento e a eficiência do método de calibração.
Sem aprofundar muito do ponto de vista técnico e prático, é importante dizer que a calibração rastreada não é necessariamente de má qualidade. A calibração rastreada é geralmente mais barata que a RBC, pois não passa por muitos processos que as calibrações RBC passam e, portanto, geram custos adicionais, tais como por exemplo: Ensaios de proficiência e custos gerais da acreditação entre outros.
Confira nosso escopo Acreditado na área dimensional no site do Inmetro.
CALIBRAÇÃO EM MASSA
O Laboratório de Massa do CTM - Centro Tecnológico de Metrologia, possui o reconhecimento da Cgcre (Coordenação geral de acreditação do INMETRO), o que garante a confiabilidade no processo metrológico e a rastreabilidade metrológica das medições. O selo presente no certificado de calibração, evidencia que o laboratório é pertencente à RBC (Rede Brasileira de Calibração) e assim, consequentemente não é necessário ao usuário em um processo de auditoria, evidenciar a rastreabilidade de medição e a eficiência da metodologia utilizada na calibração, pois este processo é verificado pelo INMETRO nas auditorias periódicas.
Possuímos certificação do IPEM-SP para a manutenção e ajuste de balanças, além de sermos acreditados pela Cgcre (Organismo de acreditação do Inmetro) pela norma NBR ISO 17025 para calibração pela RBC em balanças analíticas e balanças de até 6000 kg.
A Calibração de Balanças pode ser entendida como calibração em sistemas de pesagem, calibração em balança analítica, calibração em balança contadora, calibração em balança de plataforma, ou rodoviária.
Todas as balanças devem ser calibradas no local onde estão instaladas, pois elas podem sofrer alterações das indicações quando movimentadas ou quando estão sujeitas a vibrações ou fluxo de ar.
O CTM faz calibrações em balanças analíticas, balanças semi-analíticas, balanças contadoras, balanças de plataforma, sistemas de pesagem até 6000 kg. Além de especialista em calibração, realizamos manutenção e ajuste de balanças e sistemas de pesagem.
Além das balanças, o CTM também faz calibrações em peso padrão até 100 kg.
Consulte-nos para maiores informações!
Confira nosso escopo Acreditado na área de massa no site do Inmetro.
CALIBRAÇÃO EM ACÚSTICA E VIBRAÇÃO
O CTM - Centro Tecnológico de Metrologia, realiza calibrações rastreadas na área de acústica e vibração para os mais diversos tipos de equipamentos, como decibelímetros, dosímetro acústico, acelerômetro, medidor de vibração de corpo inteiro, e calibrador de nível sonoro.
O nível de pressão sonora (SPL, em inglês Sound Pressure Level) é uma medida para determinar o grau de potência de uma onda sonora. É determinada pela amplitude da onda sonora por duas razões: pela sensibilidade do ouvido às variações de pressão, e por ser uma quantidade simples de ser medida. A unidade internacional do nível de pressão sonora é o decibel (dB).
A pressão sonora para fontes sonoras reais pode variar de menos de 20 µPa (20 * 10-6 Pa) até mais que 20 Pa (1 Pa = 1 Nm-2). Esses dois níveis de pressão correspondem mais ou menos ao mínimo de audição (20 µPa) e ao limiar da dor (20 Pa), para o ouvido humano, a 1KHz de frequência. Se compararmos o valor para o mínimo da audição humana com a pressão média atmosférica de 100000 Pa, observamos como é alta a sensibilidade do nosso ouvido. Por causa das características da audição humana, o nível de pressão também é expresso numa escala logarítmica. Ela é baseada na razão entre a pressão sonora real e o limiar da audição à 1 kHz.
Consulte-nos para maiores informações!
CALIBRAÇÃO EM VAZÃO
O CTM - Centro Tecnológico de Metrologia, oferece Calibração Instrumentos de Medição de Vazão. Contamos com padrões que fazem medições através de ultrassom, possibilitando a calibração sem fazer que haja a necessidade de desmontar ou desligar a tubulação e também padrões que fazem medições pelo método primário, como bolhômetro e por pesagem de água destilada.
Fornecemos calibrações rastreadas em instrumentos de medição de vazão de ar/gases, como anemômetro, anemômetro de fio quente, bomba de amostragem e também realizamos calibrações em medidores de vazão de líquidos, como hidrômetros e sistemas de medição de vazão.
Consulte-nos para maiores informações!