BANHO TERMOSTÁTICO OU BANHO MARIA

Saiba mais sobre BANHO TERMOSTÁTICO OU BANHO MARIA

Os banhos termostáticos são geralmente utilizados por laboratórios de calibrações ou laboratórios de indústrias em que é necessário um controle rígido, estável e com temperatura homogênea. Normalmente banho termostáticos são mais precisos e estáveis que os banhos maria, dada sua aplicação.

Esses banhos tem seu controle de temperatura feito por um controlador de temperatura ou um sistema microprocessado, que lê o sinal resistivo de uma termorresistência de platina e converte para graus Celsius. Tendo feita essa leitura, o controlador de temperatura emite um sinal para um relé (normalmente relé de estado sólido) que por sua vez controla o acionamento de uma resistência para aquecer a temperatura do banho, ou sistema de refrigeração para refrigerar a temperatura do banho. O CTM faz calibrações desses instrumentos (controlador de temperatura, sensor PT100, malha de temperatura) em separado, quando necessário. Contudo, a calibração mais indicada para esse instrumento é a "completa", do banho como sendo um instrumento único, conforme descrito mais abaixo.

A faixa de temperatura que esses banhos trabalham é de -50 °C até 300 °C. O CTM faz a calibração em banhos termostáticos acreditada pela Cgcre (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro), conforme a NBR ISO 17025:2017, desde -50 °C até 420 °C.

Os padrões utilizados pelo CTM para essas calibrações são termorresistência de platina acopladas a um datalogger multicanal, ou termopares tipo T acoplados a um datalogger multicanal.

Para essa calibração com certificado RBC ou com certificado rastreável à RBC, o CTM define, em conjunto do cliente, a área útil do banho e monitora a temperatura em 9 pontos distribuídos dentre a área útil, por pelo menos 30 minutos após a estabilização térmica.

Nessa calibração são determinados os valores do erro da indicação do banho termostático, a estabilidade e a homogeneidade da temperatura.

Tendo conhecido essas características do banho termostático ou do banho maria, o cliente consegue saber se o banho está adequado para a finalidade em que será utilizado, através da análise do certificado com selo RBC.

Nota: Sempre de preferência para a contratação de laboratórios acreditados pelo Inmetro. É importante saber que uma calibração rastreável à RBC não é uma calibração acreditada pela RBC.

Somente os laboratórios que passam pela auditoria da Cgcre (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro) possuem a acreditação para emitir certificados com selo RBC. Fique de olho!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial CTM www.calibracao.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×